Seguro DPVAT / O Seguro Obrigatório, ou seguro de carros




O Seguro DPVAT, também chamado de seguro obrigatório, deve ser pago pelo proprietário do veículo, se o seguro DPVAT não for pago juntamente com o IPVA, significa que o veículo não está devidamente licenciado.

O seguro obrigatório ou seguro auto é mais do que apenas uma taxa a ser paga como seguro do carro para poder licenciar o veículo. O próprio nome diz, trata-se de um seguro, criado em 1974, para amparar as vítimas de acidentes envolvendo veículos em todo território nacional, grande parte das pessoas simplesmente desconhece esse direito.

Qualquer pessoa que for vítima de um acidente ou seu beneficiário, em caso de morte envolvendo veículo pode requerer a indenização do Seguro Obrigatório (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado e não dependem da apuração de culpados no acidente.

Mesmo que o veículo não esteja em dia com o DPVAT ou não possa ser identificado, as vítimas ou seus beneficiários têm direito a cobertura, que prevê indenizações em casos de morte e invalidez permantente, além de reembolso de despesas médicas e hospitalares. Não são cobertos danos materiais, acidentes ocorridos fora do território nacional ou multas.

Imagem do site de Seguro DPVAT

o-site-seguro-dpvat-o-seguro-obrigatorio-ou-seguro-de-carros.jpg

Acesse o site SEGURO DPVAT, consulte Aqui > Informações Gerais, acesse a relação completa dos documentos necessários em cada um dos casos (morte, invalidez ou reembolso de despesas médicas). O valor da indenização por morte é de R$ 10 300, que também é o valor máximo para invalidez permanente.Os pedidos de indenização do DPVAT devem ser feitos por meio das seguradoras atuantes no mercado

O atraso no pagamento do DPVAT não acarreta multas ou encargos. Entretanto, sem o seguro obrigatório devidamente quitado, o veículo não será considerado licenciado. Ou seja, não estará em conformidade com a legislação e, teoricamente, não tem permissão para circular. Além disso, o motorista não terá direito a cobertura em caso de acidente e ainda será obrigado a ressarcir as indenizações eventualmente pagas às vítimas.

Para maiores informações o Seguro DPVAT, clique aqui www.dpvatseguro.com.br. Esta artigo sobre o Seguro Obrigatório tem seus direitos reservados.