Renovação CNH | Documentos para Renovação de CNH


Renovação CNHRenovação CNH é importante, veja os documentos necessários para renovação de CNH, fique sabendo quando renovar a CNH e como renovar CNH, mesmo no caso de CNH suspensa ou bloqueada.



A CNH tem validade até o vencimento do exame médico, após o vencimento do exame médico a renovação CNH é obrigatória, no caso de condutores com menos de 65 anos, o exame médico vale por cinco anos. Acima desta idade, o limite passa a ser de três anos, há casos de idosos que o período para renovação CNH é reduzido conforme determinação médica.

Quando Renovar a CNH – O condutor deve solicitar a renovação da CNH quando perceber que restam 30 dias para o vencimento da CNH, o motorista deve ficar atento como o vencimento da CNH, caso contrário terá apenas 30 dias para dirigir e aguardar a renovação de habilitação.

Como Renovar a CNH – O motorista que precisa renovar a CNH deve pedir pessoalmente no DETRAN ou Ciretran (Circunscrição Regional de Trânsito) na cidade onde deseja que o documento seja registrado, hoje em dia com a facilidade da internet é possível solicitar a renovação da CNH no site Detran.

Onde renovar a CNH – O processo para renovar a CNH é inicialmente fazer o agendamento no Detran, pessoalmente ou acessando o site do Detran, o condutor interessado receberá um protocolo de agendamento com data marcada para comparecer a uma unidade do Detran com os documentos necessários para realizar o exame médico, trata-se de exame médico e psicotécnico que deve ser realizado somente em clínica credenciada indicada pelo órgão.

O exame para renovação CNH é exigido também para os motoristas profissionais, além disso os motoristas que possuem Carteira Nacional de Habilitação (CNH) anterior a 19 de novembro de 1999, e forem renová-la, terão que fazer os cursos de Primeiros Socorros e Direção Defensiva, essas apostilas podem ser baixadas no formato .pdf.

Caso não esteja interessado em renovação CNH, mas precisando tirar a sua primeira CNH, assista este vídeo.

Renovação CNH

Após a realização dos exames o condutor deve retornar unidade de atendimento e apresentar o resultado do exame e comprovante de pagamento, se tudo correu bem, o motorista poderá retirar a habilitação no local onde efetuou o pedido da renovação no prazo determinado, é possível optar pelo recebimento da habilitação por via Correios, nesse caso o prazo máximo é de sete dias úteis.

Documentos necessários na renovação CNH – Para renovar a CNH é necessário a apresentação dos seguintes documentos em bom estado de conservação: uma foto 3X4 colorida e recente com fundo branco, cópia simples da CNH ou RG mais CPF acompanhados do original, comprovante de endereço em nome do condutor acompanhado do original e com data de emissão máxima de 3 meses (pode ser conta de água, conta de energia elétrica, conta de telefone e até carnê do IPTU). O interessado na renovação de CNH deve apresentar também o comprovante de pagamento da taxa de renovação da CNH, protocolo de agendamento e resultado dos exames médico e psicotécnico, que podem ser realizados em clínica de sua preferência, desde que seja credenciada pelo Detran, mediante os pagamentos das taxas na própria clínica. Realizados os exames, deve se dirigir rede de bancos autorizados, para recolher a taxa referente expedição da nova CNH.

Como renovar a CNH suspensa – A suspensão da CNH ocorre quando o prontuário do condutor aponta 20 pontos ou mais, no caso de infração gravíssima a suspensão é automática, o condutor será notificado por carta sobre o processo de suspensão e multas que constam no prontuário, a partir daí o motorista terá um prazo de 30 dias para apresentar sua defesa. Caso o pedido de defesa seja bem sucedido, o condutor será informado por carta, caso o pedido de defesa seja negado, o motorista deverá comparecer mesma unidade de trânsito onde tirou sua CNH, entregar o documento e receber autorização para a realização de um curso de reciclagem. É importante notar que enquanto o condutor não entregar a CNH, a contagem do prazo de suspensão não se iniciará e a CNH permanecerá bloqueada. Exerça o seu direito de recorrer se a CNH foi suspensa ou bloqueada por algum motivo, não deixe de exercer o seu direito de recorrer, não permita infrações abusivas, caso contrário pode acontecer de ter a CNH apreendida de forma injusta.