Licenciamento 2018 SP – Veículos no Detran SP


O Licenciamento 2018 SPLicenciamento 2018 SP de veículos no Detran é obrigatório, o pagamento de multas, débitos e taxa de licenciamento de veículos é feito anualmente para autorizar a todos proprietários de veículos automotores a circular, diferente do licenciamento ambiental.



Veja aqui as informações sobre o Licenciamento 2018 SP de veículos no Detran, antes de iniciar o procedimento é recomendável que o proprietário do veículo faça uma consulta licenciamento no Detran SP afim de verificar os débitos de taxas de licenciamento. Este site permite acesso ao Detran de todos os Estados.

O Licenciamento 2018, assim como o Licenciamento de veículo 2017 é um procedimento anual e obrigatório que inclui a taxa de licenciamento a todos os proprietários de veículos automotores, caso contrário o veículo poderá ser guinchado e consequentemente as despesas decorrentes encarecem o procedimento de licenciar o veículo.

Licenciamento 2018 SP

Licenciamento 2018 SP


Licenciamento Detran de forma Presencial

O serviço é utilizado para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo, realizado presencialmente na unidade de atendimento ou Ciretran. Veja mais detalhes desta modalidade de como realizar o licenciamento SP de forma presencial.

Licenciamento 2018 SP de forma Eletrônica via Correios

Esta modalidade de Licenciamento eletrônico é utilizado para emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV), documento de porte obrigatório para o livre tráfego.

O licenciamento eletrônico permite que o cidadão realize o pagamento pelo sistema bancário e receba o documento no endereço cadastrado junto ao Detran. Veja como realizar o licenciamento 2018 de forma eletrônica.

Quando solicitar 

A) Veículo de passageiros, reboque e semirreboque

Final da placa – período de licenciamento
O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de abril. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.

Atenção! 
Você deve ter o novo documento em mãos até o término do período de licenciamento de seu veículo. 
A partir do dia 1º do mês seguinte, o veículo só poderá circular se o motorista estiver com o novo licenciamento.

 

Calendário de licenciamento 2018 SP

Calendário de Licenciamento 2018 SP

 

B) Licenciamento 2018 SP de Caminhão

Final da placa – período do licenciamento
O pagamento para qualquer final de placa pode ser feito a partir de setembro. Se não for realizado até o último dia útil do mês referente ao número final da placa, haverá incidência de multa e juros.

Atenção! 
Você deve ter o novo documento em mãos até o término do mês de licenciamento de seu veículo.
A partir do dia 1º do mês seguinte, seu veículo só poderá circular se o motorista estiver com o novo licenciamento.

Licenciamento 2018 SP de Caminhão

Condições

  • Realize o serviço de acordo com o calendário de licenciamento 

  • O veículo deve estar registrado em qualquer município do Estado de São Paulo.
  • O usuário deverá realizar o pagamento do licenciamento eletrônico com antecedência, antes da data limite estabelecida no calendário de licenciamento, para aguardar em tempo hábil a entrega do documento via Correios.
  • É necessário que o atual endereço residencial seja idêntico ao constante no cadastro do Detran.SP.
  • O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas 

  • Quite possíveis débitos do veículo (multas, IPVA, Seguro Obrigatório DPVAT etc.) no próprio banco 

  • O veículo deverá estar emplacado com placas de 3 letras 

  • Para veículo movido a gás natural (GNV), necessário obter o Certificado de Segurança Veicular (CSV) do estado de São Paulo do ano corrente.

Onde solicitar

O serviço é prestado de forma eletrônica via sistema bancário (agências bancárias, caixa eletrônico ou internet) e o documento entregue via Correios.

Quem solicita

  • Veículo de pessoa física – o proprietário do veículo.
  • Veículo de pessoa jurídica – o proprietário ou representante legal da pessoa jurídica.

 

Passo a Passo

 
Com o número do Renavam do veículo, pague a taxa de emissão do novo CRLV e a taxa de envio pelos Correios em agências bancárias, caixas eletrônicos ou pela internet

O sistema bancário informará os possíveis débitos referentes ao seguro obrigatório (DPVAT), multas e IPVA. Havendo débitos, é necessário efetuar o pagamento.

 
Aguarde o recebimento do novo CRLV em até 7 dias úteis, no endereço cadastrado no Detran.SP

Atenção! O prazo de entrega do CRLV nos meses de janeiro, fevereiro e março é de até 20 dias úteis, devido ao grande volume de solicitações de licenciamento antecipado no início do ano.

 
Se o documento não for recebido no prazo, acesse o portal do Detran.SP e faça login com seu CPF/CNPJ e senha

Em seguida, escolha no menu `Serviços online` a opção `Veículos` > `Acompanhamento de serviços de eletrônicos` > `Licenciamento do veículo`, para obter o código de rastreamento (A.R.) do seu documento nos Correios.

 

 
Com o código de rastreamento, acesse o portal dos Correios e acompanhe o envio de seu documento

Lembramos que algumas situações podem dificultar ou impedir que o documento seja entregue, como desatualização de endereço e tentativas de entrega excedidas. Se por algum motivo os Correios informarem que não foi possível a entrega do licenciamento de seu veículo, a mensagem “devolvido ao remetente” será informada no rastreamento. 

Neste caso, seu documento retornará à unidade do Detran.SP em que o veículo está cadastrado para retirada no local. Na capital, o CRLV deverá ser retirado na unidade Armênia – Av. do Estado, 900.

Atenção! O prazo de entrega do CRLV nos meses de janeiro, fevereiro e março é de 20 dias úteis, devido ao grande volume de solicitações de licenciamento antecipado no início do ano.

Documentos e formulários

Número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV) emitido no ano anterior.

Pagamento

  • Taxa de emissão do CRLV (informe o número do Renavam do veículo para pagamento nos bancos conveniados): R$ 87,38.
  • Custo de envio pelos Correios: R$ 11,00.
  • Eventuais débitos e multas.

Vá a uma agência da rede bancária conveniada para recolher as taxas e eventuais débitos (veja a relação de bancos em que você pode pagar todas as taxas deste serviço) . O documento será enviado para o endereço cadastrado no Detran.SP.

 

Licenciamento anual para veículo movido a gás natural (GNV) e emissão do CRLV

Emissão do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. O licenciamento de veículo movido a gás natural (GNV) só pode ser feito PRESENCIALMENTE. Não é possível realizar o licenciamento antecipado, porque é necessário apresentar documentos complementares na unidade de trânsito.

Licenciamento 2018 SP de veículos de Órgãos Oficiais ou Entidades

Esta é uma modalidade de serviço utilizada para a emissão de Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) pertencente às entidades ou órgãos oficiais.

Condições

• Veículo pertencente às entidades ou órgãos oficiais.Verifique no passo a passo o local conforme etapa do procedimento para o Licenciamento de veículos de Órgãos Oficiais.

Quem solicita

• Entidade ou órgão oficial.

Passo a Passo

1) Compareça à unidade de trânsito (na capital do Estado, unidade Armênia – Setor de Licenciamento, Interlagos ou Aricanduva. No interior, nas Ciretrans ou Seção de Trânsito) e apresente os documentos citados no campo “Documentos e formulários”;

2) Consulte na unidade o prazo para retirar o documento.

Documentos e formulários

 

• Procuração ou autorização da entidade ou órgão oficial em papel timbrado;
• Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) do exercício anterior – original.

Pagamento

Pagamento integral do seguro DPVAT anual.

Conclusão

Entrega do documento:

O local de entrega dos documentos é sempre o mesmo onde o cidadão solicitou o serviço. Esse documento poderá ser retirado pelo proprietário ou procurador legal portando documentação de identificação pessoal e procuração com firma reconhecida por autenticidade ou semelhança.