Detran BR >


DPVAT; veja Informações sobre O Que é DPVAT

O DPVAT, também chamado de seguro obrigatório, deve ser pago pelo proprietário do veículo juntamente com o IPVA. Se o seguro DPVAT não for pago, significa que o veículo não está devidamente licenciado.

O seguro obrigatório ou seguro auto é o Seguro DPVAT, mais do que apenas uma taxa a ser paga como seguro do carro para poder licenciar o veículo.

Como o próprio nome diz, trata-se de um seguro, criado em 1974, para amparar as vítimas de acidentes envolvendo veículos em todo território nacional. E grande parte das pessoas simplesmente desconhece esse direito.

Qualquer pessoa que for vítima de um acidente ou seu beneficiário, em caso de morte envolvendo veículo pode requerer a indenização do Seguro Obrigatório (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres). As indenizações são pagas individualmente, não importando quantas vítimas o acidente tenha causado e não dependem da apuração de culpados no acidente.

Mesmo que o veículo não esteja em dia com o DPVAT ou não possa ser identificado, as vítimas ou seus beneficiários têm direito a cobertura, que prevê indenizações em casos de morte e invalidez permantente, além de reembolso de despesas médicas e hospitalares. Não são cobertos danos materiais, acidentes ocorridos fora do território nacional ou multas.


Informações: Pontos Renovação Seguro Habilitação Ciretran

O atraso no pagamento do DPVAT não acarreta multas ou encargos. Entretanto, sem o seguro obrigatório devidamente quitado, o veículo não será considerado licenciado. Ou seja, não estará em conformidade com a legislação e, teoricamente, não tem permissão para circular. Além disso, o motorista não terá direito a cobertura em caso de acidente e ainda será obrigado a ressarcir as indenizações eventualmente pagas às vítimas.

Os pedidos de indenização do DPVAT devem ser feitos por meio das seguradoras atuantes no mercado (clique aqui para consultar a lista completa).

Consulte aqui a relação completa dos documentos necessários em cada um dos casos (morte, invalidez ou reembolso de despesas médicas). O valor da indenização por morte é de R$ 10 300, que também é o valor máximo para invalidez permanente.

O reembolso de despesas médicas e hospitalares é de até R$ 2 000

Para maiores informações, clique aqui www.dpvatseguro.com.br

Fonte: SUSEP / Ministério da Fazenda
Internet: http://www.susep.gov.br/menuatendimento/empresas.asp


Esta artigo; DPVAT; Informações sobre O Que é DPVAT; Seguro do Carro; tem seus direitos reservados.

O Seguro Obrigatório ou Seguro DPVAT é de responsabilidade da Seguradora L íder dos Consórcios do Seguro DPVAT S/A.

Todas as informações sobre Seguro Obrigatório devem ser solicitadas à Seguradora Líder pelo telefone 08000-221204 ou ainda pelo site www.dpvatseguro.com.br.
Sobre a data de vencimento do Seguro DPVAT, veja o artigo 2º da Portaria Interministerial MS/MF/MJ Nº 4.044 de 29 de Dezembro de 1998.


Informações: Pontos Renovação Seguro Habilitação Ciretran

DPVAT, Multas, IPVA, Licenciamento, Pontos CNH, Habilitação, Simulados, Ciretran, Consulta, www Renavam, Política de Privacidade, Contato.