Consulta IPVA Detran BA – Detran-Br.Com


Consulta IPVA Detran BAConsulta IPVA Detran BA é uma consulta do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores, o imposto que deve ser pago na Sefaz BA (Secretaria da Fazenda). O imposto como o nome diz, é obrigatório a todos proprietários de veículos no estado da Bahia. Trata-se de uma taxa e o pagamento do IPVA é cobrado anualmente, a falta de pagamento impede o veículo de circular.



A Sefaz BA, ou Secretaria da Fazenda da Bahia, divulgou a tabela com todos os valores referente ao IPVA BA de 2016, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores. Conforme as útimas informações do órgão todos os proprietários de veículos vão pagar 3% a menos no próximo ano. A Sefaz da Bahia informou que a redução foi tomada com base nos cálculos da Fundação de Pesquisas Econômicas (Fipe), realizados e baseados nos valores de mercado dos veículos usados.

Essa informação alivia a situação dos proprietários de veículo no estado da Bahia, todos devem pagar o IPVA BA, caso contrário ficarão com o nome sujo no Serasa, além disso a restrição é válida para todos os débitos e tributos que provavelmente estão cadastrados no Detran BA.



A Sefaz definiu que 5 de fevereiro é o prazo final para quitar o IPVA atrasado em cota única com desconto de 10% sobre o valor do imposto devido, fique atento com o calendário de pagamento estabelecido em portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado. Os dados da Secretaria da Fazenda da Bahia apontam que a frota tributável do IPVA é de cerca de 1,8 milhão de veículos.

Após estas informações é recomendável efetuar a consulta do IPVA BA, o proprietário do veículo pode acessar o site oficial do Detran no endereço www.detran.ba.gov.br.

Logo que acessar o site Detran localize a “Consulta IPVA BA”, onde é possível consultar o IPVA 2016 BA. Para realizar a consulta será necessário informar o Renavam do veículo, o código consta no CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo).

Consulta IPVA Detran BA - 2016

O site gera uma imagem com um código aleatório que precisa ser identificado para que o usuário prossiga com a consulta, se tudo correu bem o acesso permitirá visualizar informações detalhadas sobre o veículo que podem ser impressas como um extrato para consultas do IPVA 2016.

As diversas informações exibidas são referentes a parcelamento pendente, pontos na carteira de habilitação, licenciamento, informações sobre multas e informações sobre o IPVA BA.

Caso encontre algum parcelamento pendente é possível imprimir uma nova via do boleto com as parcelas que pretende pagar, observe com atenção a data de vencimento, o Detran BA e a Secretaria da Fazenda são rigorosos na fiscalização de veículos. Para pagar os boletos o contribuinte deve acessar o site da Secretaria que conta com uma rede arrecadadora do IPVA que são a Caixa Econômica, o Banco do Brasil, Farmácias Pague Menos, Bradesco, BNB e casas lotéricas.

O pagamento do IPVA BA em 2016 poderá ser efetuado de forma antecipada em conta única com desconto de 10 % até o dia 05/02/2016, veja a tabela de pagamento do IPVA BA e calendário de pagamento do IPVA 2016 BA.

Tabela para pagamento do IPVA BA